
O esforço não pode ser concentrado só nos jovens, sob pena de termos amanhã uma população adulta excluída da aprendizagem e da qualificação. A educação ao longo da vida faz parte do processo de passagem de uma sociedade de base industrial para uma sociedade baseada no conhecimento.
Bibliotecas públicasA biblioteca pública é uma porta para suprimir barreiras de natureza económica, tanto por parte dos jovens como da população mais adulta, possibilitando a experimentação, tanto por motivos lúdicos como de aprendizagem. Há que estabelecer uma profunda ligação com a comunidade em que a biblioteca se insere promovendo actividades de animação cultural a partir do livro - exposições, encontros com autores, sessões de teatro, cinema, e música, etc., devendo igualmente ser melhorada a publicidade das Bibliotecas, de modo a que a sua existência, localização e serviços prestados não possam ser desconhecidos de ninguém.
Para além de cativar a população, as Bibliotecas nacionais necessitam igualmente de melhorar o serviço a ela prestado. Neste âmbito cabe:
A Rede de Conhecimento das Bibliotecas PúblicasCriada pelo IPLB, com o apoio do POSI (Programa Operacional Sociedade de Informação), é um projecto que visa a criação de uma verdadeira rede de bibliotecas públicas, que pretende (1) promover o acesso público gratuito em banda larga nas bibliotecas da RNBP; (2) criar serviços interactivos e novos canais de comunicação que estimulem a leitura, cativem novos públicos e melhorem a qualidade dos serviços prestados aos utilizadores actuais; (3) disponibilizar ferramentas de gestão para as bibliotecas municipais. Se estes objectivos forem alcançados, estar-se-á a contribuir para uma melhoria do ensino, um aumento do acesso à cultura e ao conhecimento, e, em consequência, da aquisição de novas competências por todos os cidadãos, sem excepção.
Link:
http://www.iplb.pt/O exemplo da
Biblioteca Municipal de Sintra: Espaço Internet de Sintra.– Ponto de encontro e familiarização dos cidadãos com a TIC, levando a cabo a prossecução de uma estratégia de maior coesão social e de combate à info-exclusão.
Link:
http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2845Autarquias locaisAlgumas autarquias, atentas à importância que a sociedade da informação e do conhecimento tem junto das suas instituições e cidadãos, estão a dar passos que se poderão revelar decisivos, dotando-os das ferramentas indispensáveis para o combate à info-exclusão.
Algumas iniciativas:
MUTIC - Unidade de Apoio Tecnológico do Município de Évora. Projecto que pretende combater a info-exclusão ao promover a dinamização da utilização de tecnologias e a literacia digital.
Link:
http://www.cm-evora.pt/mutic/Apresentacao.htmNet Sobre Rodas
Projecto levado a cabo pelo esforço conjunto das cinco autarquias do Entre Douro e Vouga - Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra - que consiste na utilização de duas carrinhas, equipadas com computadores portáteis, para o desenvolvimento de acções junto da população e das instituições locais, com o objectivo de divulgar e massificar a utilização das TIC e da Internet.
Link:
http://www.edvdigital.pt/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=11&Itemid=33Outras iniciativas institucionais:
Criação de quiosques e postos de informação públicaConsiste na colocação de computadores com software de utilização amigável em locais de acesso público, tais como autarquias locais e organismos oficiais, com o objectivo de assegurar o acesso às tecnologias de informação dos cidadãos que não disponham de computador.
O sistema mais visível é o
Infocid
Infocid é o Sistema Inter-departamental de Informação ao Cidadão, lançado em 1993 pelo Secretariado para a Modernização Administrativa, que utiliza tecnologia multimédia (texto, imagem, som e movimento), e permite o acesso fácil e gratuito à informação. Os terminais encontram-se colocados em quiosques orientados para a via pública, em locais de grande afluência de cidadãos.
O Infocid disponibiliza informação sobre um vasto conjunto de temas - Cidadão e Família, Saúde, Educação, Juventude, Vida Cívica, Trabalho, Emprego e Formação, Segurança Social, Direito e Tribunais, Habitação, Empresa e Economia, etc..
Possui também disponíveis 21 aplicações específicas, tais como Simulação do IRS, Cálculo da Retenção da Fonte do IRS, Calendário Fiscal, Cálculo do Incentivo ao Arrendamento Jovem, Crédito à Habitação, Resultados Eleitorais, Parques e Reservas, Turismo, etc.. O projecto foi considerado exemplar pelo organismo da OCDE para a área da Administração Pública, o PUMA.