
Um pouco de história:
As tecnologias na educação em Portugal têm sido impulsionadas por várias iniciativas de âmbito nacional, principalmente junto das escolas.
Projecto Minerva
O Projecto MINERVA foi um projecto do Ministério da Educação, que vigorou entre 1985 e 1994. Focou a sua atenção na introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas do ensino não-superior.
Nónio Século XXI
O programa Nónio-Século XXI teve início em 4 de Outubro de 1996 e terminou em finais de 2002. Visava, segundo os responsáveis, re-equacionar o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas.
Uarte - Internet na Escola
Projecto iniciado em 1997 e concluído em 2003. O seu objectivo era assegurar a instalação de um computador multimédia e a sua ligação à Internet na biblioteca/ mediateca de cada escola do ensino básico e secundário.
Edutic
Unidade do Ministério da Educação, criada em Março de 2005, para dar continuidade à actividade do Programa Nónio Séc. XXI. Passados 4 meses (!) foi extinta, sendo todas as suas competências transferidas para a Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escola: CRIE.
CRIE
Criado em Julho de 2005, tem como principal objectivo a instalação de Computadores, Redes e Internet na Escola.
Ciência Viva
Este projecto tem como principal objectivo o apoio a acções dirigidas para a promoção da educação científica e tecnológica na sociedade portuguesa, em especial nas camadas mais jovens e na população escolar dos ensinos básico e secundário.
UMIC
A UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento), criada em 2004, é o organismo público português com a missão de coordenar as políticas para a sociedade da informação e mobilizá-la através da promoção de actividades de divulgação, qualificação e investigação.
Link: http://www.umic.pt/
Ligar Portugal
Projecto criado em 2005 e tendo como meta final 2010, com o objectivo de ligar todas as escolas por banda-larga.
Link: http://www.ligarportugal.pt/
Programa @escola
Apresentado oficialmente em Junho de 2007, pretende constituir um Fundo para a Sociedade de Informação que permita a aquisição, por parte de professores e alunos até ao 10º ano de escolaridade de um computador com acesso à Banda Larga em condições excepcionais.
Link: http://www.eescola.net/
Sem comentários:
Enviar um comentário